segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acidente com helicópteros Petrobras - comentários

Gente, preciso esclarecer uma coisa... Eu vi alguns comentários após as notícias que encontraram os corpos das pessoas que estavam no helicóptero que caiu. Algumas pessoas questionam a diferença entre funcionário e contratados e outros questionaram o funcionamento dos flutuadores. 1) Não existe diferença no tratamento de contratados para funcionários Petrobras, isso é mentira. Muitas vezes compartilhamos os mesmos voos. 2) Os flutuadores da aeronave são acionados automaticamente EM CASO DE POUSO N'ÁGUA, se o helicóptero cair, eles podem não ser acionados. Ocorreu algum problema, o piloto detectou isso e comunicou, mas INFELIZMENTE não teve tempo de realizar o pouso em segurança e o helicóptero caiu.
A Petrobras é uma empresa de grande porte, qualquer acidente atrapalha a imagem da empresa. Vocês acham mesmo que ela iria desgastar a sua imagem limitando a segurança dos seus funcionários e contratados? Eu sinceramente acho que não!
A Petrobras utiliza elevados padrões de segurança nas operações e no transporte dos empregados próprios e terceirizados. Muitas pessoas reclamam de usar o colete abóbora, acham bobeira lacrar o celular, não gostam de assistir o briefing de segurança, mas criticam quando um acidente desse porte ocorre.
Então galera, antes de criticar vamos analisar o caso!
Eu compreendo que quando temos problemas de tempo, chuvas e neblinas, ocorre um caos no aeroporto de Macaé, mas não temos como negar que a Petrobras tem feito esforços para melhorar isso. O aeroporto de Macaé foi ampliado e foi construído o aeroporto de Cabo Frio para atender os vôos mais ao Sul da Bacia de Campos e muitos vôos foram remanejados para Farol de São Tomé.
Eu acredito que isso realmente foi uma fatalidade, estou muito triste pelo acontecimento, mas não culpo a Petrobras por isso.
Mas uma coisa também me deixou intrigada! A globo, acho que RJTV disse que essa aeronave já tinha sido tirada de circulação no exterior devido a 2 acidente ocorridos. Será que a Petrobras sabia disso? Por que a empresa fabricante desse helicóptero continuou vendendo? Tem também um estigma que sofremos por sermos de “3º mundo” – acho que nem se usa mais essa expressão, que tudo que não presta manda pra cá...
Enfim... Não sei se fui demagoga, se vesti a camisa... Mas é minha opinião!
Ah! E eu concordo que a segurança DE TODOS deve estar sempre em primeiro lugar e que todo investimento em SEGURANÇA é bem vindo!
Espero que a Petrobras tome medidas cabíveis de modo a eliminar acidentes e que ninguém mais se fira ou morra nas operações ou no transporte para o trabalho!
Deus nos guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário